Características de um bom casamento na música “Amar Você”

“Põe-me como selo sobre teu coração, como selo sobre teu braço porque o amor é forte como a morte (…)”. (Cantares de Salomão 8:6).

Hoje me acordei com um desejo muito grande de escrever sobre algumas características de um bom casamento. Para isso, busquei inspiração numa linda canção, dessas que marcam uma história de amor por toda vida. Estou me referindo à bela composição AMAR VOCÊ escrita por Flávia Afonso, muito bem musicada e interpretada por Cassiane e Jairinho no primeiro CD em que eles gravaram juntos, intitulado “O Amor é Mais” (faixa 6). Essa canção marcou significativamente a minha vida, pois foi ouvindo-a, (interpretada pelo Ministério de Louvor da Primeira Igreja Batista do Cruzeiro Novo, Brasília-DF) que eu e minha querida esposa Sandra trocamos as nossas alianças no Altar do Senhor JESUS em 2006.

Reflita atentamente na letra, na sua mensagem, não só como testemunho, mas principalmente como exercício de amor diário. Penso que se assim for feito, os casais (namorados, noivos e casados) certamente terão dias de Paz e de bênçãos na presença do Senhor JESUS. Eis a letra:

 AMAR VOCÊ

(Flávia Afonso)

 Amar você… é bom porque
Foi Deus quem quis assim
Aonde você for eu irei
Onde pousares, pousarei, vou contigo até o fim
Ainda que as ondas de angústias venham
Ainda que o vento sopre forte
Venceremos, pois estamos com o Senhor
E esse nosso amor nunca vai acabar
Sei que tudo foi tão rápido e veloz
Mas é tão lindo, o amor existe entre nós…

Não dá pra esconder o amor que sinto por você
Em todos os momentos te levo no meu pensamento
Então venha o que vier do seu lado eu estou
Seguro sua mão, não quero te perder
É tão bom amar você.

“Amar você é bom porque foi Deus quem quis assim” – Todo e qualquer casamento, independentemente da crença do casal, é abençoado por DEUS, O qual também é a principal testemunha. O casal precisa ter consciência de que tudo o que vem do Nosso DEUS para nossa vida é bom e deve durar até que a morte separe os cônjuges. Se DEUS uniu o casal é para que ambos vivam juntos em quaisquer situações, sejam boas ou difíceis. Essa é a principal vontade do PAI. “Eu a amo ou eu o amo não somente porque você é bom ou boa para mim. Eu a amo ou o amo porque DEUS quer que seja dessa forma”. O querer de DEUS deve estar acima das nossas vontades e expectativas. Foi exatamente isso que disse João Batista quando fora interrogado por alguns: “É necessário que ELE cresça e eu diminua” (João 3:30). Estar debaixo desse querer; seguir cada passo; cada detalhe, com paciência para esperar, é a melhor obra que o cristão pode fazer. Em um de seus momentos mais difíceis, JESUS disse ao PAI em oração: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42). A Bíblia atesta que “a vontade de DEUS é boa, perfeita e agradável” (Romanos 12:2). Sua família é o melhor de DEUS para sua vida e você precisa valorizá-la, ainda que imperfeita e limitada. Ela é uma bênção! Não abra mão dela por nada. Mude o direcionamento de sua fé, afirmando que recebeu o melhor de DEUS. O contrário disso vem do malígno.

“Aonde você for eu irei, onde pousares, pousarei, vou contigo até o fim” – Eu chamaria essa segunda parte de COMPROMISSO. Observe que esse conjunto de orações expressa uma declaração, um compromisso inabalável, indestrutível. Às vezes, observo muitos casais declararem no Altar de CRISTO que serão um do outro até que a morte os separem; mas, em pouco tempo, as tribulações do dia-a-dia mostram o contrário, o casamento começa a ruir, esfriar, desaparecer. “AONDE VOCÊ FOR EU IREI!”. Isso precisa ser vivido. Um e outro devem caminhar de mãos dadas até o fim, até que DEUS os chamem para a Glória Eterna. Quem ama demonstra esse compromisso. O inverso disso também é verdadeiro. Esposas e maridos devem suportar com fé as aflições um do outro. Vivendo essa Verdade em CRISTO, certamente o casal terá vitória!

“Ainda que as ondas de angústias venham, ainda que o vento sopre forte, venceremos, pois estamos com o Senhor” – Há diversos tipos de angústias que se levantam sobre a vida dos cônjuges cristãos. Existem aquelas angústias externas, extraconjugais, como desemprego, dificuldades financeiras, enfermidades, interferências familiares impróprias. Também há aquelas criadas pelo próprio casal, as chamadas por mim de angústias internas, provocadas pelo marido ou pela esposa: desconfiança, ciúme, traição, agressão, autoritarismo, descumprimento de várias responsabilidades etc. Um ou outro tipo, em hipótese alguma, deve ser motivo da destruição do matrimônio. Lembro-me de um caso ocorrido no Rio de Janeiro há muitos anos, quando uma mulher cristã passou dias terríveis com o seu marido. Ela sabia que estava sendo traída. Suportou na carne e pela fé todas as aflições. Orou sem cessar, crendo na sua vitória. Depois de cinco anos, DEUS trouxe seu marido de volta para casa totalmente recuperado. Hoje ele é Pastor e juntos lideram um próspero rebanho de DEUS. Só ela sabe o quanto valeu a pena lutar em oração pelo seu casamento. Ela cria que era promessa de DEUS, por isso suportou na fé. O apóstolo Paulo bem enfatizou essa característica de quem ama: “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:7). Ambos venceram, pois JESUS estava com eles. Quem está em CRISTO tem vitória garantida. Você se lembra a que se deu a vitória de José, de Davi, de Daniel, de Jó, de Paulo, Pedro e de JESUS? O que havia em comum em todos eles em suas tribulações e nas suas vitórias? A presença do Espírito de DEUS na vida de cada um deles. DEUS disse a Josué “Esforça-te, que eu sou contigo por onde quer que andares..”

“E esse nosso amor nunca vai acabar. Sei que tudo foi tão rápido e veloz, mas é tão lindo o amor existe entre nós” – De fato, o amor entre um casal fundamentado no Amor de CRISTO jamais acaba. Paulo deixou isso bem claro: “O amor nunca acaba(…)” (1 Cor. 13:8). Hoje, ouço comumente maridos e esposas afirmarem que o amor entre eles acabou. Isso é mentira do diabo! Rejeite em Nome de JESUS! JESUS compara o casamento do homem com a mulher com a união dELE com a igreja: “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o marido” (Efésios 5:31-33). Isso é muito sério. Se o Amor de DEUS pela sua igreja nunca se acaba, também nunca se acabará o amor entre maridos e esposas. Amar significa pagar um preço pela vida do outro. Foi exatamente o que JESUS fez por nós na cruz do calvário. ELE nos amou primeiro, ainda quando éramos desobedientes. Quem ama suporta.  Não importa tempo nem circunstâncias. Ame! Demonstre dia-a-dia o seu amor pelo próximo, orando por ele, jejuando, estendendo as mãos, perdoando.

“Não dá pra esconder o que eu sinto por você, em todos os momentos te levo no meu pensamento” – Para finalizar, o amor-sentimento que vem depois do amor-atitudes. Em primeiro plano, quem ama demonstra através das atitudes, dos frutos. É impossível amar e produzir frutos indignos, podres. Alguém já ouviu dizer que “quem ama cuida”. E esse cuidado se manifesta quando procuramos agradar o outro nos mínimos detalhes. É assim que se agrada a DEUS no casamento. A palavra sentir aqui só apareceu depois de muitas atitudes que um e outro declararam ter. Primeiro eu creio que foi DEUS que nos uniu. A partir dessa fé, estarei contigo até o fim e suportarei todas as adversidades do dia-a-dia ao seu lado. Nada me fará afastar de você. Nenhuma angústia ou tempestade. Colheremos vitória em nossa vida, porque DEUS é conosco. Por último, eu sinto esse amor, porque eu penso em você em todos os momentos do meu dia. Penso e procuro te agradar em tudo.

A simplicidade da letra dessa música nos faz repensar profundamente o amor no relacionamento. Espero que você tenha oportunidade de ouvi-la nas vozes de Cassiane e Jairinho. Medite e aplique à sua vida. É DEUS entronizado neste louvor para falar ao meu e ao seu coração. Pare e ouça o que DEUS tem a lhe dizer. Você será ricamente abençoado(a)!

FERNANDO CÉSAR – Evangelista, escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça” e “Antes que a Luz do Sol escureça”. Também é líder do Ministério Famílias para Cristo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s