O limite que Deus determina ao cônjuge

“Limite lhes traçaste, que não ultrapassarão, para que não tornem a cobrir a terra” (Salmos 104:9)

        

Para tudo o que se faz aqui na terra há um tempo limite determinado por DEUS. E para todo o tempo há um propósito. Nada é por acaso. As aflições dos justos têm um propósito. A caminhada de quem desobedece também tem. Tudo para provar que DEUS é Soberano sobre todas as coisas e que nada está fora do controle de Suas mãos.

Um dos versículos na Bíblia Sagrada que bem exalta a Soberania do Criador do universo está no livro de Jó: “bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos seus pensamentos pode ser impedido” (42:2). Jó passou a entender que, em meio aos seus sofrimentos, DEUS haveria de cumprir tudo o que havia estabelecido em Seus planos e pensamentos. E, de fato, a ação de satanás na vida de Jó foi até o limite estabelecido por DEUS. Quando Nosso Senhor diz “chega! Você só caminhará até aqui!” é o momento em que a liberdade do homem é paralisada face à Vontade do PAI. O homem não é tão livre para fazer tudo o que quer. Há um DEUS Todo Poderoso sobre ele que governa os seres e as nações. DEUS é o Controlador da natureza. Em Isaías está escrito: “Eis que as nações são consideradas por Ele como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças; eis que lança por aí as ilhas como a uma coisa pequeníssima. (…)Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para Ele como gafanhotos; Ele é quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar” (40:15 e 22).

A trilha do desobediente valerá o preço da sua dor. DEUS o entregará ao desejo do seu coração para que ele experimente do próprio veneno e, assim, vá descobrindo que os seus passos são de perdição e de derrota. Mas quando um marido ou uma esposa ora pela restauração do casamento, DEUS então estabelece um limite para o caminhar perdido do cônjuge que se afastou do lar e da família. Ele não caminhará além do limite que DEUS ordenou. A oração do justo é preciosa para o Senhor, especialmente quando se trata de reconstituir uma família. DEUS move céus e terra para que esse intento se realize. Mas quando ambos, esposas e maridos, não desejam mais, de jeito nenhum, permanecerem unidos dentro do matrimônio que DEUS abençoou, quando ninguém ora por isso, DEUS também faz com que as vontades dos seus corações sejam cumpridas. E nessa situação, a Bíblia Sagrada só dá duas possibilidades: ou ficar sozinho, fazendo a obra do Senhor; ou voltar para o seu cônjuge (1 Coríntios 7:10-11). Uma terceira via, criada pelo homem, leva ao adultério e ao distanciamento do Espírito de DEUS. Como a natureza humana é fraca demais, DEUS aconselha voltar para o cônjuge, para não correr risco de cometer adultério.

DEUS ama ser incomodado por um clamor de restauração familiar. Lar reconstituído é derrota de satanás. Quem ora pela sua família agrada ao coração de DEUS. Quem abandona o seu cônjuge, além de desagradar ao Espírito Santo, passa a viver debaixo da permissão do SENHOR. Ora, quem vive apenas pela permissão são os ímpios, os desviados, os rebeldes, os de coração de dura cerviz, os soberbos e os arrogantes, que se acham donos de si e donos da verdade. São enganados pelos seus próprios conhecimentos. Os contritos de coração e quebrantados de espírito buscam a cada dia satisfazer a vontade de DEUS. Quem busca, quem ora e quem obedece experimenta os milagres e dispõe das bênçãos de PAI. Quem insiste em se manter longe da família achando que está certo, que não há mais jeito, que não existe mais amor, passa a viver opresso pelos demônios, mas com um limite estabelecido por DEUS. É como se DEUS dissesse “você só caminha até essa linha, até esse limite. É aqui que você verá a minha glória e saberá qual é a minha vontade”.

Que outra pessoa conseguiria mudar a vontade de um coração impiedoso que o seu Criador? Só DEUS é capaz de transformar totalmente o caráter de um homem. Assim, ELE fez comigo, fez com você e fará na vida de todo aquele que ELE estabelecer um propósito seguro e de salvação. DEUS estabelece um limite para cada caminhada. Assim ELE fez com satanás nos sofrimentos do seu servo Jó. DEUS disse a satanás: “eis que tudo quanto ele tem está na tua mão, somente contra ele não estendas a tua mão. E satanás saiu da presença do Senhor” (Jó 1:12). Assim fez com José do Egito quando foi vendido, preso e depois Governador. Assim fez na vida de Paulo de Tarso que antes do limite vivia perseguindo a igreja do SENHOR. O limite de Saulo foi o caminho em Damasco. Ali ele conheceu a Glória de DEUS. Assim estabeleceu com o avanço do exército dos egípcios sobre os filhos de Israel no deserto. O Mar Vermelho não era o limite como pensava Faraó. DEUS é maior que o mar, por isso fê-lo abrir ao meio para que o seu povo passasse no caminho em seco e visse toda a destruição dos exércitos inimigos. O limite de Daniel que DEUS estabeleceu não era ser engolido pelos leões famintos, mas torná-los mansos e o seu servo sair de lá intacto. O limite do filho pródigo foi comer alfarrobas com os porcos. Quanto maior a humilhação, maior será a Glória e maior o testemunho de vitória.

Os que estão hoje humilhados, chorando, buscando fazer a vontade de DEUS breve serão exaltados. E os que hoje são presunçosos, altivos, corações endurecidos, achando-se donos da verdade, voltarão humilhados e feridos. DEUS é DEUS; é o Senhor da JUSTIÇA. ELE não está de olhos fechados nem de ouvidos tapados ao clamor do seu povo. Nunca, em tempo algum, um justo ficou sem receber os méritos de DEUS.

Mas, infelizmente, há pessoas que oram pela restauração dos seus lares, mas não deixam de olhar para as coisas erradas que os cônjuges andam fazendo, nem deixam de dar ouvidos as palavras que satanás lança em sua boca para te atingir. Essas pessoas mais choram, mais se desesperam, mais sofrem do que caminham no deserto. Por esse motivo, vivem estacionadas, viraram fantoches no deserto. Satanás ensina ao cônjuge rebelde a ser ingrato, insensível, injusto, proferir palavras duras, de desesperança; satanás também procura mover a mente dessas pessoas para trás (porque é no passado onde elas encontrarão as coisas ruins e tristes do relacionamento); a não acreditarem que DEUS fará todas as coisas novas; algumas vezes a colocar pessoas novas e “interessantes” em seus caminhos (com qualidades que o cônjuge não teve com o marido ou a esposa), apenas com o propósito de enganá-las, destruí-las e colocá-las mais longe do propósito de restauração familiar.

Pena que muitos que estão no deserto não compreendem como satanás atua no processo de restauração familiar; e, por isso, criam uma tenda no meio do deserto para murmurar e fazer morada.

É tempo de você confiar mais em DEUS, de saber que o seu cônjuge não irá além do que DEUS estabeleceu para a caminhada de desobediência dele. A frase “não cai uma folha de uma árvore, se DEUS não permitir” não é bíblica, mas é verdadeira. É tempo de lançarmos a nossa rede ao mar, de trazermos à existência as coisas que não existem; é tempo de rompermos em fé, tempo de cultivarmos a alegria do Espírito Santo em nossa vida, pois se ELE nos colocou no deserto é porque há algo de precioso que iremos extrair para as nossas vidas durante a caminhada. Deserto com DEUS é bênção, é tempo de milagres, de conserto; e como tudo debaixo do céu tem um limite desenhado por DEUS, com você não será diferente: pare de murmurar, passe a se dispor e a somente agradecer, sabendo que muito em breve haverá um tempo de vitórias para você vivenciar. Que DEUS nos abençoe!

FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é líder do Ministério Famílias para Cristo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

8 respostas para O limite que Deus determina ao cônjuge

  1. Pâmella disse:

    Glória a Deus, agradeço a Deus e oro pela sua vida irmão, porque Ele tem te usado pra mim despertar, sempre que leio seus estudos sinto um novo vigor e muita vontade de orar, sinto que estou no caminho certo e que nao estou sendo tola de orar pela minha familia ,muito obrigada, louvado seja o Nome do Senhor Jesus

  2. Lília disse:

    Sua palavra me inspirou ânimo novo. No momento do meu ‘deserto’ não há nenhuma circunstância que alimente minha esperança… ninguém crê na possibilidade de uma restaurãção do meu casamento. Tenho buscado muito em oração nas passagens da bíblia, me manter firme. Porém, nem sempre é fácil. Gostaria de receber uma resposta pessoal para meu post colocado no artigo “meu casamento foi restaurado por Deus”. Se possível, envie mensagem para meu e-mail, com mais testemunhos de restaurações que pareciam impossíveis. Obrigada pela atenção.

  3. Evlen disse:

    Como estes dois testemunhos agradeço a Deus também pelos estudos aqui publicados, pois eles tem me ajudado a seguir o caminho que Deus tem colocado para mim. Realmente o “Deserto” não é nada fácil…ainda mais quando há pessoas ao nosso lado que diz que daqui a pouco vou encontrar outra pessoa na minha vida. A certeza que tenho irmão é que quero realmente um novo esposo, meu marido restaurado pelo Senhor, e é por isso que tenho lutado e clamado diante de Deus. Esse estudo falou profundamente em meu coração e é muito bom ver que tenho aprendido e crescido diante das circunstâncias que tem me afligido, creio que muito ainda Deus vai trabalhar em minha vida, mas peço a Deus para que eu não entre nesse Deserto e saia da mesma forma, mais que eu venha a ser aprovada por Deus e totalmente transformada para a Glória Dele e que venhamos a viver o casamento que Deus quer que vivemos onde nossa união reflita o amor Dele pela Noiva (Igreja). Obrigada de todo o meu coração pelas orações e estudos, que sempre vem na hora que mais precisamos. Quero desde já também agradecer pelo e-mail que algum tempo atrás você nos enviou falando sobre voltar a usar a aliança me senti muito incomodada com aquilo e dois dias depois voltei a usar, não tem sido fácil mais creio que este é um símbolo de aliança que fizemos diante de Deus e não dos homens.
    Que o Senhor abençõe ricamente sua vida e sua família e que 2011 seja um ano em que muitas famílias venham a ser RESTAURADAS pois é isso que tenho clamado ao Senhor, não somente pelo meu casamento mais por todas as famílias que tem passado por algum Deserto.

    Amados, Deus não dá fardo maior do que não possamos suportar. e Ele PROMETEU que estaria conosco todos os dias até a consumação dos TEMPOS.

    Que Deus os ABENÇÔE!

  4. silvana sutelo disse:

    por alguns momentos pensei chega,enquanto choro e sofro por um homem que decidiu me deixar sem nenhuma explicação e que não se importa por mim,agora sou eu que não quero mais.Mas que bobagem a minha,logo em seguida pensei ou melhor o Espirito Santo me lembrando,não sou eu mais ,mas sim o meu DEUS que me ama e me quer bem,ainda não filha só mais um pouco,ainda falta algo.Por isso eu te agradeço FERNADO OU MELHOR UM ANJO DE DEUS,sim é assim que te vejo um ANJO,creio que não só pra mim,mas pra tantas familias que estão sofrendo,tantas mulheres que gostariam de dizer chega!!!!!!!!!Ainda bem que temos voce sempre nos orientando mostrandol o caminho certo.OBRIGADA FERNANDO ANJO DE LUZ.

  5. Vanessa disse:

    Pois é, esse é mais um estudo que a expressão exata da dor que sinto.
    É que como se fosse uma ligação dos meus sentimentos, até o irmão Fernando, e ele que tem o dom maravilhoso dado pelo Senhor, consegue escrever tudo, exatamente da forma que me sinto.
    Esses estudos, os e-mail’s, são as palavras que me empurram pra frente, são as palavras que me trazem pra razão quando estou desanimada. É o que tem me ajudado a crescer a cada dia.
    Louvado seja Deus por sua, que tem esse ministério tão lindo e abençoado.
    Devemos orar muito pelo irmão, pois essa obra é santa e com certeza não agrada o inimigo..
    Por que além de tratar dos relacionamentos, cura as vidas espirituais, que estão doentes…

  6. Flávio dos Reis Abbenante disse:

    E ai meu Moisés Fernando, a paz! Realmente Deus coloca no seu coração tudo aquilo que precisamos ouvir nesta hora de profundo deserto.Temos nos falado muito amado e vc sabe bem o que estou passando.Realmente tudo que vc descreveu e o que esta acontecendo comigo e vc bem sabe.Às vezes pensei em desistir, pois diante de tanta indiferença de minha esposa, tanto desprezo pensei comigo mesmo por que orar? o que ir na igreja?, enquanto estou aqui ela está no mundo , se divertindo e sequer lembra que eu existo, depois de 24 de convivência. Pois é, meu amado, satanás é astuto e devemos nos ater disso.Tudo que vc relatou é o que está acontecendo comigo, porém creio que Deus, diante de tudo isso, tem um propósito grande em nossas vidas. As pessoas que me cercam também dizem, parte pra outra, vc parece doido, não tá vendo que ela não te ama mais e não vai voltar nunca. Mas graças a Deus que te usou e tem te usado eu pude perceber que não devo desistir jamais e que o Senhor vai dizer um basta pra esta situação e eu louvarei e testemunharei o milagre do Senhor por onde eu for. Ano de 2011 é o ano da vitória em nome de Jesus.Te amo em Cristo Fernando.
    PS: Não me esqueci da minha promessa a ti.”Quando o Senhor restaurar meu casamento irei visitá-lo em sua cidade e juntos louvaremos ao Senhor”

  7. ILMA disse:

    oi fernando os seus estudos estão a cada dia nos ensinando como andar no deserto.que o senhor jesus continue te usando e te abençando para ajudar tantas familias que estão destruidas por satanas.ms temos um Deus poderoso
    que guerreia por nós aleluia.
    abraço

  8. Luzia Regina disse:

    Fernando,estas orientações de Deus através de você,foram para mim hoje como um bálsamo.Estava quebrada,moida e precisando ter minhas feridas saradas e não via como,simplesmente ontem antes de dormir orei ao Senhor e pedi a ele uma resposta,uma direção e Ele prontamente me atendeu através de ti.Agradeço a Deus pela sua vida e continue a investir em restauração familiar,ppois família é um sonho de Deus.A paz do Senhor Jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s